Seguro do carro: Como escolher o melhor?

Parece algo simples, porém é muito importante saber escolher o tipo de seguro ideal para o seu carro. Afinal, com tantas opções de planos disponíveis, fica difícil decidir o seguro que mais se encaixa ao seu veículo.

Além do plano de seguro, você ainda precisa decidir a cobertura necessária para o seu perfil, ou seja, aquela que atende todas as suas necessidades e que tenha o melhor custo benefício.

Como escolher o melhor Seguro do carro
Imagem: Google Imagens

Veja agora 6 dicas para escolher o melhor seguro para o seu carro.

Como saber meu perfil de motorista?

Saiba que esse é um dos processos mais importantes para a seguradora avaliar o valor do seguro. Entre em contato com seu corretor de seguros de confiança e solicite uma avaliação de perfil de motorista. O valor será definido de acordo com as respostas em um questionário oferecido pela seguradora.

Cobertura do seguro, qual escolher?

Nesse caso, você precisa analisar como é a rotina diária de uso do carro, exemplo: lugares que frequenta, onde permanece estacionado, onde pernoita, entre outros. Isso é levado em conta para a seguradora calcular o risco que o veículo fica exposto diariamente.

Ao escolher a cobertura do seguro, é muito importante você definir com cuidados quais são as suas necessidades, assim você não corre o risco de ficar desprotegido.

Leia também: Como escolher a cobertura do seguro do seu carro.

Como escolher as assistências oferecidas pelas seguradoras?

Solicite ao seu corretor, para te mostrar, todos os serviços de assistência que a seguradora tem disponível. Alguns deles são: Assistente 24 horas, serviço de guincho, carro reserva, pane seca mecânica ou elétrica, etc…

Descubra as suas necessidades e inclua o máximo de assistência que puder em seu seguro, pois imprevistos sempre acontecem, e uma hora ou outra acabamos precisando dessa cobertura do seguro.

Vou citar um exemplo: Já imaginou aquela viagem em família a 400 quilometros de sua cidade, algum problema mecânico acontece em seu carro e você necessita de um guincho.  

Porém a sua cobertura de guincho tem limite de até 200 quilometros, huuuum! Nesse caso uma assistência 24 horas ou um guincho com maior quilometragem seria de reboque te livraria de outro problema.

Como escolha o tipo de franquia?

A franquia é o valor que precisará pagar, caso necessite acionar o seguro. Ou seja, se o segurado se envolver em um acidente e o seguro for acionado, terá que pagar o valor da franquia e a seguradora irá bancar o restante do conserto do veículo.

Escolher uma franquia maior vai te oferecer em um prêmio menor. Caso você seja um motorista que dirige com prudência, ou faz pouco uso do carro, é interessante uma franquia maior, pois isso torna o seguro mais barato.

Porém, se você usa o carro todos os dias, principalmente em locais com riscos de acidentes, a franquia menor pode ser a mais indicada, para te manter mais protegido.

Como pesquisar preços e condições?

Ao escolher o seguro automotivo, além de analisar outros fatores, é importante pesquisar preços e as condições oferecidas pelas seguradoras. Afinal, dinheiro não cai do céu, certo? E nem sempre o mais caro é o melhor plano.

Compare os valores e as condições oferecidas em cada orçamento, verifique também as formas de pagamento. Algumas seguradoras oferecem parcelamento em até 12 vezes no valor a vista, além disso, muitas oferecem descontos em estabelecimentos parceiros, como lojas, mercados, farmácias, entre outros.

Artigo relacionado: Como é calculado o valor do seguro do carro

Converse com seu corretor

Seu corretor é o responsável por te auxiliar e orientar a escolher o melhor plano. Portanto, ter uma comunicação aberta é muito importante para encontrar todas as condições necessárias para o seu perfil. Ou seja, é a forma mais rápida e barata para descobrir o seguro ideal para o seu carro.

Essas foram as 6 dicas para te ajudar a decidir como escolher o melhor seguro automotivo.

Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.