Cobertura de seguro: Como saber qual escolher?

Hoje em dia, ao adquirir um carro, a coisa mais importante a se fazer é contratar um seguro, afinal, você está adquirindo um bem que não é pago barato.

Se você não possui um seguro, está correndo risco desnecessário como, se envolver em acidentes ou ter o veículo furtado ou roubado. O seguro automotivo é a garantia que você está protegido, e que caso ocorra algum imprevisto, você será ressarcido e indenizado.

Porém, antes de contratar o seguro, é importante saber algumas informações relacionadas, e fazer a escolha certa, como por exemplo, a cobertura do seguro.

Qual cobertura de seguro do carro devo escolher
Imagen: Freepik

Afinal, o que é cobertura do seguro?

É o tipo de proteção que a seguradora oferece ao segurado. Continue a leitura que você vai entender.

Cada tipo seguro tem uma característica e no contrato especifica o que é coberto em cada caso.

Se você possui um carro antigo e anda muito pouco, o interessante seria uma cobertura contra furto e roubo, pois a chance de se envolver em acidentes é muito pequena. Porém se você possui um veículo que roda muito, seria interessante a cobertura mais completa.

Saber entender e escolher a cobertura ideal para o seu carro fará você economizar dinheiro ao contratar o seguro, já que você pagará apenas pelo que realmente é vantajoso ao seu automóvel.

Quais os tipos de seguro de carro disponíveis

Outro detalhe importante ao contratar um seguro automotivo é entender quais são eles, e saber escolher o ideal para o seu veículo. Atualmente existem quatro tipos de seguros, que são:

Seguro de furto e roubo

Como o próprio nome diz, você ficará protegido apenas em casos de furtos e roubos, ou seja, no caso de haver subtração do veículo.

Essa é opção mais básica e barata do seguro, que cobre somente prejuízos que se referem aos crimes. Porém, o valor da apólice não interfere no perfil do usuário, e fica dependendo apenas do ano e modelo do carro.

Portanto, a indenização só acontece quando o veículo não é encontrado ou recuperado, ou mesmo quando é encontrado com danos superior a 75% do valor do automóvel.

Cobertura em desastres

Modalidade de seguro com cobertura contra danos materiais que sejam interferidas por conseqüências de calamidades como: incêndios, enchentes, raios, explosões, etc.

Seguro para terceiros

Esse tipo de cobertura poderá ser contratado como complemento adicional a outro tipo de seguro, chamado “seguro compreensivo”, e tem a finalidade de indenizar outras pessoas envolvidas em acidentes com o segurado.

Seguro para passageiros

É a cobertura para indenizar passageiros do veículo do segurado, sendo por danos morais, pessoais ou físicos sofridos.

Seguro compreensivo

É a mais completa, e também a mais cara. É o tipo de cobertura ideal para carros que rodam muitos quilômetros diariamente, além de freqüentar lugares de alto risco.

Indenização por perda total

A perda total acontece quando não tem a possibilidade de recuperação do carro, ou quando o valor da restauração se torna 75% mais alto que o próprio valor do mesmo. Desse modo, o segurado recebe indenização da seguradora no valor total do veículo.

Antes de contratar qualquer uma dessas coberturas, escolha uma corretora ou corretor de sua confiança, e conte todas as suas necessidades para que ele possa te oferecer a melhor para o seu carro. Aliás, muitas seguradoras disponibilizam coberturas extras dependendo da necessidade do cliente, então seja sincero e em caso de dúvidas, faça perguntas ao seu corretor.

Estude com cuidado cada cobertura oferecida, é muito importante entender cada item nos tipos de seguros disponíveis, assim você terá mais facilidade para decidir o que abrange as suas necessidades.

Além dos quatro tipos de coberturas de seguro mostradas acima, existe mais uma série de adicionais que podem ser contratadas pelo cliente.

Assistente 24 horas

Esse é um complemento muito comum oferecido pela maioria das seguradoras. Ao contratar seu seguro, é interessante incluir essa cobertura em seu plano, para evitar o risco de precisar de um guincho por exemplo. Afinal, imprevistos acontecem, e não é nada agradável quando o carro precisa ser rebocado.

Veja alguns dos serviços oferecidos pela cobertura de assistente 24 horas:

  • Reboque (guincho);
  • Carro reserva;
  • Pane seca, mecânica ou elétrica;
  • Motorista amigo e etc.
  • Reparos residenciais;

Então, pense na possibilidade de incluir esse complemento quando contratar um seguro automotivo.

Existem também outras coberturas interessantes que são oferecidas pelas seguradoras, como:
a cobertura para vidros e lanternas, proteção para fora do país e cobertura para kit gás. Essas opções variam muito dependendo da corretora contratada.

Muitas seguradoras oferecem descontos em comércios parceiros, como lojas, cinemas, estacionamento, etc.

Agora que você já sabe o que é cobertura do seguro, e quais os benefícios de cada item, basta conversar com seu corretor de seguros e decidir a melhor opção para a sua necessidade e a mais vantajosa para manter seu carro 100% protegido.

O que achou desse artigo, compartilhe com em suas redes sociais!

Comentários
Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.