Como é calculado o valor do seguro do carro

Você já deve ter parado para pensar em como as corretoras chegam ao valor do seguro do carro. Existem muitas variações a serem observadas ao avaliar o preço do seguro de um automóvel.

E é muito importante saber e entender sobre esse assunto, para que você possa descobrir o seguro ideal para o seu carro, além de ter a oportunidades de negociação no valor final.

Como é calculado valor do seguro do carro
Imagem: Flickr

Então, como a seguradora calcula o valor do seguro do carro?

O preço do seguro de um automóvel é calculado de acordo com muitos critérios, e vão além do tipo de franquia ou modelo do veículo. Conheça agora os principais fatores que influenciam no valor do seguro do carro, de acordo com as regras das seguradoras.

Características do carro

As características do carro afetam consideravelmente no valor do seguro, tanto para mais quanto para menos.

Modelo do veículo

Esse é outro critério importante na hora de calcular o valor do seguro, algumas vezes até mais relevante que o valor do veículo. Nesse caso, alguns modelos tem o preço do seguro maior por conta de serem mais visados para roubos e furtos.

Então as seguradoras analisam esses fatos para incluir no calculo final. Caso o veículo seja um modelo com muitas ocorrências de furtos e roubos, o custo do seguro será mais elevado.

Valor do veículo

É considerado o principal fator para o preço do seguro do carro, pois quanto maior o valor do veículo, mais alto será o preço do seguro, já que o reembolso feito pela seguradora deverá ser compatível com o valor do carro. O calculo do seguro é baseado no valor da tabela FIPE no momento do contrato.

Uso do carro

Agora entramos no ponto de possibilidades, ou seja, as chances de ocorrer sinistros, como os acidentes. E quanto mais se anda com o carro, maior é essa probabilidade. Por exemplo: O preço do seguro de um carro para empresa é maior, pois muitas vezes o carro roda todos os dias e durante muitas horas.

Ao contrário dos carros de passeio, usados em poucos momentos de lazer, nesse caso o preço do seguro é consideravelmente menor.

Lugares freqüentados pelo dono do veículo

O local onde você freqüenta ou a região onde mora, também são critérios usados para avaliar o preço do seu seguro. Regiões com grandes incidências de furtos e roubos de veículos, são considerados de alto risco para as seguradoras.

Nesse caso a corretora de seguros irá solicitar seu endereço onde o carro permanece ou dorme, também chamado de pernoite.

A seguradora também avalia o lugar em que o veículo permanece estacionado durante a noite (rua ou garagem). Portanto, esse é mais um ponto a ser considerado de risco, e quanto maior for o risco, mais caro será o valor final do seguro.

Acessórios e dispositivos do veículo

O valor do prêmio do seu seguro será menor, caso você decida investir em itens de segurança para o seu carro, como por exemplo, um rastreador. Com esse dispositivo, o veículo poderá ser recuperado em casos de roubo ou furto, já que o rastreador aumenta a possibilidade de encontrar o veículo.

Nesse caso será feito apenas o pagamento da indenização parcial, e não o integral, como nos casos de perda do veículo. Outros dispositivos de segurança, como alarmes e bloqueadores também contam para ajudar a baratear o preço do seguro.

Outro dispositivo de segurança que interfere no valor do seguro é a blindagem. Porém, apesar de ser um item de segurança para os condutores do veículo, a blindagem acaba encarecendo o custo do seguro, pois esse item acaba aumentando o custo da manutenção do automóvel.

Acessórios como, som e aparelhos de DVD também são considerados itens que fazem o preço do seguro aumentar, por serem objetos que atraem a atenção de assaltantes.

Características do seguro a contratar

Os fatores que estão no contrato interferem no valor final do seguro. Ao escolher seu seguro, esteja atento aos tipos de seguros disponíveis e encontre a solução mais interessante para as suas necessidades.

Franquia do seguro

A franquia é o valor que você deverá pagar sempre que houver a necessidade de utilizar o seguro, ou seja, é o que se chama de “ocorrência de sinistro”. Todo valor que ultrapassar o custo da franquia, será coberto pela seguradora.

Por esse motivo, quando se contrata uma franquia com um valor mais baixo, o preço final do seguro acaba sendo maior.

Coberturas do seguro

A opção mais básica geralmente inclui proteção de acidentes, roubos e furtos, porém algumas seguradoras oferecem a opção de ocorrências de enchentes.
Ao contratar um seguro, você tem a possibilidade de incluir situações diferentes no plano, porém o preço tende a aumentar. Antes de fechar o contrato, analise as coberturas de seguro ideais para o seu carro.

Perfil do motorista

As características do motorista também são fatores que interferem no preço do seguro.

Histórico do motorista

As seguradoras também avaliam o histórico dos motoristas para calcular o preço do seguro, por exemplo: Motoristas que já se envolveram em acidentes, são considerados fator de alto risco, sendo assim, o preço final do seguro é maior.

Vale ressaltar que esse caso não se refere ao veículo, portanto, se você tiver comprado um seminovo, essa penalização não afetará seu seguro. Porém, se houver ocorrência de sinistro em seu histórico de direção, poderá pagar um seguro mais caro caso tenha adquirido um zero quilometro.

Idade do motorista

Condutores mais velhos, tem a chance de pagar um seguro mais barato, pois são considerados com menor risco de se envolver em acidentes. Por outro lado, motoristas mais novos são vistos como fator de alto risco de sinistros, e nesse caso tem o custo do seguro mais elevado

Tempo de experiência na CNH

Esse é um ponto muito avaliado pelas segurados, e que também influência no valor do seguro do veículo. Aliás, nada importaria se o condutor fosse mais velho com um tempo de habilitação recente.

Gênero

Em 2017, foi feito uma pesquisa em São Paulo, e chegou ao resultado de que apenas 7% dos acidentes de trânsito graves são causados pelas mulheres. Ou seja, chegamos a uma conclusão que, seguro de carro para o sexo feminino é mais barato.

Resumo

Portanto, o seguro do carro é avaliado com a soma de vários fatores, tudo está ligado ao risco em que a seguradora assume, e se dá ao valor final do prêmio.

Espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e seja útil quando for contratar seu seguro automotivo. Sendo assim, nos ajude divulgando, compartilhe com seus amigos!

Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.