BYD poderá fornecer ônibus elétrico de 2 andares para Londres

Londres, a capital do Reino Unido está prestes a se despedir de seus emblemáticos ônibus vermelhos de dois andares, os New Routmaster, fabricados pela Wrightbus até 2017. A frota, envelhecida, será substituída por modelos elétricos da BYD, em um movimento crucial para a descarbonização da cidade.

E a chinesa BYD, gigante da indústria automotiva e líder em soluções de transporte eletrificado, surge como forte candidata a fornecer os novos ônibus de 2 andares londrinos.

BYD ônibus elétrico de 2 andares para Londres
BYD ônibus elétrico de 2 andares poderá rodar Londres brevemente (Imagem: BYD)

A BYD apresenta o BD11, o candidato a novo ícone de Londres

Em uma jogada estratégica, a BYD exibiu no Bus Museum de Londres o ônibus elétrico BD11, ostentando as cores e o design característicos dos tradicionais ônibus vermelhos de dois andares.

O BD11 se destaca por sua tecnologia inovadora e alto desempenho, características que o credenciam como um forte candidato a se tornar o novo símbolo da mobilidade urbana em Londres.

Tecnologia de ponta para um transporte sustentável

O BD11 é equipado com baterias LFP com tecnologia Blade, de produção própria da BYD, que garantem segurança, confiabilidade e longa vida útil. O sistema modular permite alcançar uma capacidade total de até 532 kWh, a maior do mercado em veículos comerciais no Reino Unido.

Essa robusta capacidade de bateria garante autonomia de até 644 km, superando com folga os 160 a 320 km percorridos diariamente pelos ônibus londrinos.

Mais do que autonomia, conforto e dirigibilidade:

Os ônibus BYD BD11 oferecem uma experiência superior para passageiros e motoristas. Equipados com amortecedores ativos de série e motores elétricos nas rodas, proporcionam um rodar suave e silencioso, além de um raio de giro de apenas 8 metros, facilitando a manobrabilidade em meio ao trânsito urbano.

Carregamento rápido e eficiente

O BD11 possui diversas opções de recarga, atendendo às necessidades da frota londrina. As baterias podem ser carregadas por meio de um pantógrafo com potência máxima de pico de 500 kW, garantindo recargas rápidas e eficientes. Além disso, o sistema permite a utilização de carregadores rápidos convencionais, e até mesmo a conexão simultânea de diversos carregadores para otimizar o tempo de recarga.

Durabilidade e facilidade de manutenção

A BYD, como fabricante das baterias, garante fácil acesso e rapidez na manutenção, reduzindo custos e tempo de inatividade dos veículos. A vida útil estimada dos ônibus BD11 é de 12 a 20 anos, proporcionando um investimento duradouro e rentável para a cidade de Londres.

ônibus elétrico BYD de 2 andares em Londres
(Imagem: BYD)

Preço competitivo e experiência comprovada:

Com um preço estimado em torno de 400 mil libras (cerca de R$ 2,6 milhões) por unidade, o BD11 se mostra competitivo no mercado de ônibus elétricos de alto desempenho. A BYD já possui experiência comprovada no fornecimento de soluções de transporte eletrificado para diversas cidades ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde fabrica chassis de ônibus elétricos que circulam em diversas cidades do país.

Modelos BYD já em operação no Brasil

A BYD oferece uma linha completa de chassis de ônibus elétricos para o mercado brasileiro, atendendo às diversas necessidades do transporte urbano:

  • D9W: Piso baixo para carrocerias de até 13 metros de comprimento
  • D9A: Piso alto para carrocerias de até 13 metros de comprimento
  • D11A: Piso alto para aplicações urbanas (BRT), com carrocerias de até 23 metros de comprimento
  • D11B: Piso baixo para aplicações urbanas, com carrocerias de até 22 metros de comprimento
ônibus com chassis BYD no Brasil
Modelo de ônibus com com chassis BYD no Brasil (Imagem: BYD)

Conclusão

A BYD se posiciona como uma parceira estratégica para a cidade de Londres na transição para a eletromobilidade. A empresa oferece não apenas o ônibus elétrico BD11, mas também soluções integradas de carregamento, financiamento, consultoria e planejamento.

A adoção da tecnologia BYD contribuirá para a descarbonização da cidade, a melhoria da qualidade do ar e a construção de um futuro mais sustentável para Londres.