Nomenclaturas usadas pelas seguradoras de carros

Essas são as nomenclaturas mais usadas pelos corretores de seguros. Talvez isso pareça estranho para você, porém esses são os termos mais usados pelas seguradoras, e você como segurado precisa conhecer e entender cada uma delas antes de contratar seu seguro.

Conheça nessa matéria, os termos mais usados pelos corretores de seguros.

Nomenclaturas usadas pelas seguradoras de carros
Imagem: Unsplash

Quais os palavras mais usadas pelas seguradoras?

Cobertura do seguro

É o tipo de proteção que a seguradora oferece ao segurado. Ou seja, cada tipo de seguro oferece uma característica, e no contrato é especificado o que é coberto em cada situação. Exemplo: Dirigir pouco, o carro permanece a maior parte do tempo guardado na garagem, seria interessante apenas uma cobertura contra furto e roubo, pois a chance de se envolver em acidentes é muito pequena.

Porém, quando se dirigir diariamente, e frequenta locais com risco de acidentes, seria importante uma cobertura mais completa.

Artigo relacionado: Cobertura de seguro: Como saber qual escolher?

Sinistros

É o termo usado para os problemas que podem acontecer com o carro do segurado, como furto, roubo, colisão, quebra de vidros, enchente, entre outros. Portanto, quando um veículo é roubado, a seguradora o chama de sinistro.

Apólice

É o documento usado para especificar a contratação dos serviços prestados pela seguradora, ou seja, é o contrato do seguro automotivo. Portanto, na apólice é especificado todos os dados, regras, deveres e direitos de ambas as partes entre a seguradora e o segurado.

Prêmio

É o nome dado ao valor que será pago pela apólice do seguro. Ou seja, é o quanto o segurado paga pelo contrato de seguro do automóvel para contar com a sua proteção.

Proposta de seguro

A proposta é o documento fornecido pela seguradora para mostrar o orçamento do seguro ao cliente interessado. É através da proposta de seguro que é feito a avaliação do cliente para descobrir o custo do seguro.

Com as informações desse documento, é possível analisar dados como, uso do carro e o seu modelo. Nesse caso a seguradora consegue medir os riscos de sinistro do automóvel.

Perfil de risco

O risco de sinistro, ou perfil de risco, é analisado pela seguradora antes da contratação do seguro. Esse é o meio usado para a empresa avaliar quais as possibilidades de um condutor se envolver em um sinistro.

Portanto, quanto maior o perfil de risco de um segurado, mais caro será o preço do seguro do carro.

Perda parcial

É o termo usado para identificar carros que possuem danos inferiores a 75%, nesse caso a seguradora pagará a indenização parcial. O carro é enviado para o conserto e o valor é quitado pela seguradora, o restante é pago pelo segurado por meio da franquia do automóvel.

Perda total

Acontece quando o veículo sobre danos com custo para o conserto, maior que 75% do seu valor no contrato, nesse caso o segurado recebe a indenização integral do veículo. Essa nomenclatura, além de ser chamada de perda total, também é conhecida como perda integral.

Indenização integral

A indenização integral, é quando o segurado é ressarcido por perda total, ou quando tem o carro roubado ou furtado sem que seja recuperação pela polícia. Nessa situação, a indenização integral permite que o cliente use o dinheiro recebido pela seguradora, para a compra de outro carro.

Agora que você aprendeu os principais termos usados pelas seguradoras, ficará mais fácil a comunicação para contratar o seu seguro. Caso tenha dúvidas, não sinta vergonha de fazer perguntas ao seu corretor, afinal, ele é a pessoa ideal para te auxiliar.

O que achou desse artigo? Então compartilhe!

Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.