8 Dicas de segurança ao comprar um carro

A segurança é uma preocupação fundamental ao comprar um carro, pois a transação envolve uma quantia considerável de dinheiro e a garantia de que você está adquirindo um veículo de forma legítima e segura.

dicas-ao-comprar-um-carro
Imagem: Pexels

Tenha em mente todas essas dicas de segurança ao comprar um veículo, e coloque em prática, evite correr riscos desnecessários.

Verifique a identidade do vendedor

Caso a compra do veículo seja de particular, certifique-se de que a pessoa com quem está negociando seja realmente o proprietário do carro. Caso seja um intermediário, solicite a presença do proprietário. Cuidado com vendedores em sites de classificados como OLX, existe muitos casos de golpes de venda de carro pela internet. Desconfie quando o vendedor estiver oferecendo um preço muito abaixo da tabela Fipe.

Encontro seguro

Ao marcar uma reunião com o vendedor para ver o carro, escolha um local público e movimentado para o encontro, como por exemplo, o estacionamento de um supermercado. Evite locais isolados ou desconhecidos. Se possível, leve um amigo ou membro da família com você.

Faça um teste do veículo com segurança

Quando fizer um teste drive, não vá sozinho com o vendedor desconhecido. Peça a alguém para acompanhá-lo ou, pelo menos, informe a alguém de confiança o local, a hora e o nome do vendedor com quem você vai se encontrar.

Histórico do veículo

Solicite um Laudo Cautelar do veículo, pois esse documento vai te fornecer informações sobre acidentes, passagens por leilão, repinturas de lataria, dados de proprietários anteriores, entre outros dados importantes. Além disso, o laudo irá informar se o número de chassi do veículo corresponde ao registrado nos documentos.

Inspeção Mecânica

Antes de finalizar a compra do carro, é uma boa prática ter um mecânico de confiança para inspecionar o veículo. Isso pode ajudar a identificar problemas ocultos e garantir que o carro esteja em boas condições.

Verificação dos documentos

Solicite o renavam do carro e realize uma consulta junto ao site do Detran ou um despachante de sua confiança. Certifique de que o documento do carro esteja limpo e não tenha pendências como multas, licenciamento ou IPVA em atraso ou problemas legais. Além disso, verifique se o recibo está em branco, pois somente assim o veículo poderá ser transferido para você.

Compre de lojas ou concessionárias confiáveis

Considere comprar de revendedores de carros estabelecidos e confiáveis, que geralmente têm procedimentos de segurança em vigor. Além disso, eles podem oferecer garantias e serviços pós-venda. Você pode verificar a idoneidade de lojistas pela internet, realizando buscas por depoimentos em redes sociais, Google Empresas ou até mesmo no site do Reclame Aqui.

Confiança em sua intuição

Se algo parecer suspeito ou se o vendedor parecer não estar sendo completamente honesto, confie em sua intuição. É melhor abandonar a transação do que arriscar problemas futuros. Afinal, outras oportunidades de compra surgirão, não se arrisque a cair em um golpe.

Leia também: Cobertura de seguro: Como saber qual escolher?

Resumo

Lembre-se de que a segurança deve ser a prioridade ao comprar um carro. Siga essas dicas para minimizar riscos e garantir uma compra segura e tranquila. Se tiver dúvidas ou preocupações, não hesite em procurar aconselhamento legal ou consultar um profissional de confiança para ajudá-lo na transação.

Conhece alguém que está querendo comprar um carro mais se sente inseguro?
Compartilhe este artigo com essa pessoa.

Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.