Carteira de Habilitação para pessoas idosas: Como tirar e renovar depois do 60
Aprenda como funciona a carteira de habilitação para pessoas idosas e como se tornar motorista depois dos 60 anos. Todo o processo de habilitação para pessoas idosas parece complicado, porém é mais simples do que você pensa.
Como funciona a CNH (carteira de habilitação) para pessoas idosas.
Independente da idade da pessoa, dirigir faz parte do nosso dia a dia, e é um direito de cidadão. Porém, manter um trânsito seguro é preocupação constante das autoridades, por esse motivo é exigido diversos exames e provas para se ser habilitado e adquirir o direito de dirigir.
Uma dúvida que muitas pessoas tem, é se existe um limite de idade para ter direito de dirigir. Na verdade, não existe limite de idade para dirigir no Brasil.
Nossa legislação exige que o condutor esteja mentalmente e fisicamente aptos para dirigir, independente da idade. Isso quer dizer que, você precisa estar em dia com seus reflexos, visão, audição, memória, capacidade de atenção e mobilidades.
E em muitos casos, pessoas idosas podem ter essas condição de saúde afetadas dificultando o processo de adquirir a CNH e o direito de dirigir. Em casos mais graves, poderá ter a negação completa da renovação da CNH. Em condutores com situações menos crítica, é possível obter a CNH com restrições que podem conter limitações.
Como fazer a renovação da CNH para pessoas idosas
A renovação da carteira de habilitação para pessoas idosas é diferente de acordo como e estado do país, porém o processo é parecido e segue as seguintes etapas:
O primeiro processo é agendar um horário para atendimento no Detran da sua cidade ou região.
No caso de renovação de CNH, são exigidos os seguintes documentos
- RG
- CPF
- CNH e um comprovante de residência, além de apresentar o recibo de pagamento da taxa de arrecadação.
- A avaliação física e mental são exigidas para pessoas idosas. É possível agendar os exames pela internet. Em muitas cidades existe a possibilidade de ligar ou ir ao local para agendamento.
Qual a frequência de renovação de CNH
Normalmente, é exigido a renovação da CNH a cada 10 anos até os 49 anos de idade, a cada 5 anos entre 50 e 69 anos de idade e a cada 3 anos a partir dos 70 anos de idade
Porém, a renovação da CNH pode ser exigida com uma frequência maior caso o examinador identifique alguma condição física que comprometa a possibilidade da pessoa dirigir com segurança.
É possível conseguir isenção da taxa de renovação da CNH?
O valor da taxa de renovação da carteira de habilitação varia de R$80,00 a R$300,00 dependendo do estado do país. Realize uma consulta no site do Detran do seu estado, pois em alguns deles existe a isenção da taxa de renovação para pessoas acima de 65 anos de idade.
Leia também: Idosos tem direito a isenção do IPVA?
Como tirar carteira de habilitação na Terceira idade
A primeira e melhor forma de agilizar o seu processo de habilitação, é estar com a saúde boa, isso é, estar com suas funções cognitivas em dia. Dessa forma você terá mais controle sobre suas condições, tornando o processo de adquirir a CNH mais fácil e ágil.
Faça exercícios físicos com frequência, isso torna essencial para você manter a atenção e a mobilidade, fatores primordiais na hora de conduzir um veículo.
Para finalizar, estude bastante todo o conteúdo das avaliações, anote tudo que for preciso para facilitar o aprendizado e ajudar em consultas futuras. Agora que você já conhece o processo para tirar CNH para pessoas idosas, seja para você ou para ajudar um amigo ou um parente, nós da ForumCarros desejamos muito boa sorte e que em breve esteja habilitado(a) e dirigindo com segurança.
Seja o primeiro a saber das nossas últimas notícias!
Siga-nos no @GoogleNotícias.