Está querendo comprar, ou já possui carro com câmbio AL4? Entenda se ele é um bom câmbio, modelo que equipa carros da Peugeot, Renault e Citroen.

O câmbio AL4 estreou sua fabricação na Europa no final dos anos 90, e foi desenvolvido pela Renault, Citroen e Peugeot para equipar os veículos com motores de quatro cilindros e torque máximo de 210 Nm.
Aqui no Brasil, o primeiro automóvel a usar o Câmbio AL4, foi a minivan Xsara Picasso, isso em 2001. Em 2010, recebeu uma atualização com um conversor de torque inovador, e recebeu o nome de AT8 (PSA) e DP2 (Renault) e até o ano de 2017, continuou equipando os carros da Citroen e Peugeot vendidos no Brasil. A antiga caixa parou de ser usada no Renault Captur 2.0 em 2020.
Como é o câmbio AL4?
Seu sistema conta com quatro velocidades e possui gerenciamento eletrônico, que oferece alteração de marchas de modo seqüencial. Ao comparar o automático com o automatizado, em termos de desempenho e suavidade nas trocas de marcha, o automatizado leva vantagem.
O Câmbio AL4 é bom?
O câmbio AL4 não é considerado bom se não for bem mantido, sendo conhecido por problemas como trancos, patinação, e “modo de emergência”. No entanto, com manutenção preventiva rigorosa, especialmente a troca de óleo a cada 30.000-50.000 km e reparos de qualidade, ele pode ser confiável e apresentar um funcionamento suave e agradável. A reputação negativa do câmbio está diretamente ligada à falta de cuidados adequados por parte dos proprietários.
Defeitos mais com comuns do câmbio AL4
Na maioria dos casos, os problemas no cambio AL4, são facilmente percebidos pelos seus donos. Os principais são:
Trancos ao trocar de marcha
A principal suspeita do defeito aparece quando o carro apresenta barulhos ou trancos ao mudar as marchas, e não funciona de forma correta.
Câmbio patinando
Proprietário de veículos com câmbio AL4 também acabam se deparando com outro problema muito comum. Muitas vezes o carro parece patinar e apresenta falta de tração nas trocas de marcha e retomadas, e isso pode ser um defeito mais grave.
Problema de vedação dos anéis
Defeito muito comum nos câmbios AL4, é o sistema de vedação. Com o passar do tempo, os anéis vão perdendo a capacidade de vedar o lubrificante interno, com isso começam a surgir vazamentos.
Lubrificante
É quando um problema do sistema de lubrificação na transmissão trava a 3ª marcha do carro, indicando o defeito no painel, isso é outra anomalia do câmbio AL4, também chamada de modo de segurança.
O câmbio AL4 não necessita troca de óleo lubrificante, por usar um modelo de longa duração. Porém é necessário verificar seu nível e qualidade em cada manutenção ou a cada 60 mil km. Em caso de necessidade, deve ser feito a drenagem do lubrificante usado e substituição.
Em relação aos outros câmbios, como o modelo de 6 marchas da Aisin usado pela Citroen e Peugeot do Brasil a partir da linha 2018, que também tiveram os mesmos problemas nos modelos AT8 e DP2, houve um aumento na confiança ao comparar com o velho AL4.
Opinião final sobre o câmbio AL4
O câmbio AL4 exige manutenção como qualquer outro câmbio automático, porém com um pouco mais de atenção, principalmente com seu fluído lubrificante e a forma de usar, porém seu prazo de validade é de 40 a 60 mil km.
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