Está querendo comprar, ou já possui carro com câmbio AL4? Entenda os principais defeitos desse câmbio, que equipa alguns carros da Peugeot, Renault e Citroen.
O câmbio AL4 estreou sua fabricação na Europa no final dos anos 90, e foi desenvolvido pela Renault, Citroen e Peugeot para equipar os veículos com motores de quatro cilindros e torque máximo de 210 Nm.
Aqui no Brasil, o primeiro automóvel a usar o Câmbio AL4, foi a minivan Xsara Picasso, isso em 2001. Em 2010, recebeu uma atualização com um conversor de torque inovador, e recebeu o nome de AT8 (PSA) e DP2 (Renault) e até o ano de 2017, continuou equipando os carros da Citroen e Peugeot vendidos no Brasil. A antiga caixa parou de ser usada no Renault Captur 2.0 em 2020.
Como é o câmbio AL4?
Seu sistema conta com quatro velocidades e possui gerenciamento eletrônico, que oferece alteração de marchas de modo seqüencial. Ao comparar o automático com o automatizado, em termos de desempenho e suavidade nas trocas de marcha, o automatizado leva vantagem.
Defeitos mais com comuns do câmbio AL4
Na maioria dos casos, os problemas no cambio AL4, são facilmente percebidos pelos seus donos. Os principais são:
Trancos ao trocar de marcha
A principal suspeita do defeito aparece quando o carro apresenta barulhos ou trancos ao mudar as marchas, e não funciona de forma correta.
Câmbio patinando
Proprietário de veículos com câmbio AL4 também acabam se deparando com outro problema muito comum. Muitas vezes o carro parece patinar e apresenta falta de tração nas trocas de marcha e retomadas, e isso pode ser um defeito mais grave.
Problema de vedação dos anéis
Defeito muito comum nos câmbios AL4, é o sistema de vedação. Com o passar do tempo, os anéis vão perdendo a capacidade de vedar o lubrificante interno, com isso começam a surgir vazamentos.
Lubrificante
É quando um problema do sistema de lubrificação na transmissão trava a 3ª marcha do carro, indicando o defeito no painel, isso é outra anomalia do câmbio AL4, também chamada de modo de segurança.
O câmbio AL4 não necessita troca de óleo lubrificante, por usar um modelo de longa duração. Porém é necessário verificar seu nível e qualidade em cada manutenção ou a cada 60 mil km. Em caso de necessidade, deve ser feito a drenagem do lubrificante usado e substituição.
Em relação aos outros câmbios, como o modelo de 6 marchas da Aisin usado pela Citroen e Peugeot do Brasil a partir da linha 2018, que também tiveram os mesmos problemas nos modelos AT8 e DP2, houve um aumento na confiança ao comparar com o velho AL4.
Resumo
O câmbio AL4 exige manutenção como qualquer outro câmbio automático, porém com um pouco mais de atenção, principalmente com seu fluído lubrificante e a forma de usar, porém seu prazo de validade é de 40 a 60 mil km.
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