VW Gol: 6 Gerações e 4 décadas de história no Brasil
O Volkswagen Gol, foi lançado no Brasil em 1980. Ele se tornou um símbolo de paixão de carro popular brasileiro, presente em histórias de família, conquistas pessoais e na memória afetiva de gerações.
Mais do que um meio de transporte, o Gol é um patrimônio nacional, com trajetória marcada por inovações, conquistas e adaptações às realidades do país.
A história do VW Gol no Brasil
Início da geração do VW Gol no Brasil
Em um cenário automobilístico dominado pelo Fusca, a Volkswagen do Brasil apresentou o Gol em 1980. Inspirado no projeto “BX” da matriz alemã, o Gol foi idealizado para atender às demandas do mercado brasileiro, com foco em robustez, economia de combustível e preço acessível.
O nome, uma homenagem ao esporte mais popular do país, traduzia a ambição da marca em conquistar o coração dos brasileiros.
Evolução do VW Gol no Brasil
Ao longo de sua história, o VW Gol passou por seis gerações, cada uma com suas características marcantes e adaptações às necessidades do mercado.
Gol 1ª Geração (1980-1994)
A geração pioneira, com motor boxer refrigerado a ar herdado do Fusca versões de 1.3L e 1.6L, O Gol da 1ª geração era um carro simples, robusto e com um design marcante, projetado para conquistar o mercado brasileiro.
O Gol 1.6, lançado em 1983, impulsionou ainda mais o sucesso, tornando-se o carro mais vendido do Brasil em 1987. A versão GTI, lançada em 1988, com motor 2.0 e injeção eletrônica, marcou época como o primeiro carro nacional com essa tecnologia.
Versões do VW Gol 1ª Geração
Ao longo de seus 14 anos de produção, o Gol G1 se adaptou às diferentes demandas do público, oferecendo quatro versões principais:
Gol (1980-1994)
A versão base, ideal para famílias e motoristas que buscavam um carro prático e econômico. Equipado com motor 1.3L boxer de 53 cv, o Gol oferecia um bom desempenho para o uso urbano e rodoviário.
Gol L (1984-1994)
Uma versão mais luxuosa do Gol, com interior mais refinado e equipamentos adicionais como rádio AM/FM, vidros elétricos e travas elétricas. O Gol L era ideal para quem buscava um carro com mais conforto e requinte.
Gol GT (1984-1988)
A versão esportiva do Gol, voltada para os entusiastas da velocidade. Equipado com motor 1.6L boxer de 88 cv, o Gol GT oferecia um visual diferenciado, suspensão mais firme e câmbio manual de 5 marchas.
Gol GTS (1988-1994)
A versão mais radical do Gol, com motor 1.8L boxer de 109 cv, visual ainda mais agressivo, aerofólio traseiro e bancos Recaro. O Gol GTS era um verdadeiro carro de corrida para as ruas, ideal para quem buscava máxima performance.
Gol 2ª Geração (1994-2005)
A segunda geração do Gol, apelidada carinhosamente de “Gol Bolinha” por suas linhas arredondadas, marcou época na história do automobilismo brasileiro. Lançada em 1994, essa geração se destacou por seu design moderno e inovações como o motor 1.0 16V e a versão GTi 2.0 16V, que se tornou um ícone do automobilismo nacional. O Gol também se destacou pela introdução da tecnologia bicombustível em 2005, sendo pioneiro no segmento.
Confira algumas das principais versões do Gol G2:
Gol CL (1994-2005)
A porta de entrada para o mundo Gol G2. A versão básica, ideal para quem buscava um carro prático e acessível. Motor 1.0 8v a gasolina (até 1999) ou 1.0 Mi 8v a gasolina e álcool (a partir de 1999). Transmissão manual de 4 marchas.
- Itens de série: vidros elétricos dianteiros (a partir de 1996), travas elétricas (a partir de 1996), ar quente e rádio AM/FM.
Gol GL (1994-2005)
A escolha mais completa para quem valorizava conforto e praticidade.
Motor 1.0 16v a gasolina (até 1999) ou 1.0 Mi 16v a gasolina e álcool (a partir de 1999), 1.6 8v a gasolina e álcool (a partir de 1996). Transmissão manual de 5 marchas.
- Itens de série: ar quente, rádio AM/FM, vidros elétricos dianteiros e traseiros (a partir de 1999), travas elétricas (a partir de 1999), retrovisores elétricos (opcional), rodas de liga leve (opcional).
Gol GTi (1995-2005)
A versão esportiva para os amantes de velocidade. Motor 2.0 16v a gasolina, entregando 109 cv de potência e 17 kgfm de torque. Transmissão manual de 5 marchas.
Itens de série: aerofólio traseiro, spoiler lateral, suspensão esportiva, rodas de liga leve aro 15″, bancos em couro (opcional), teto solar (opcional).
Gol Track (1999-2005)
A versão aventureira para quem curte explorar novos caminhos. Motor 1.6 8v a gasolina e álcool. Transmissão manual de 5 marchas.
- Itens de série: suspensão elevada, rack de teto, faróis de neblina, protetores laterais nas portas, snorkel (opcional).
Edições Especiais do Gol G2
Gol Extreme
Baseada na versão Special, a Extreme ostentava adereços plásticos nos para-choques e saias laterais, estribos laterais, rodas pretas de aço, barras longitudinais no teto e tampa do tanque de combustível na cor preta fosca, tudo para ostentar um visual aventureiro.
O grande destaque, porém, era o quebra-mato com faróis auxiliares na frente, um item controverso, mas que seguia a receita dos aventureiros da época, como a pioneira Palio Adventure.
Gol Rolling Stones
Em 1995, foi a vez da Rolling Stones, a primeira série especial do Gol de segunda geração. Inspirada na eletrizante apresentação da banda no festival Hollywood Rock daquele ano, a série homenageava os gigantes do rock com um visual único e exclusivo.
Gol Atlanta
Em 1996, o Gol Atlanta foi lançado para celebrar as Olimpíadas sediadas na cidade americana de Atlanta. Disponível nas versões com motor 1.6i e 1.8i, a série se destacava pelo visual diferenciado e pela presença marcante no catálogo da Parati.
Todas as gerações do Gol no Brasil
Geração | Anos de Fabricação |
---|---|
1ª Geração | 1980 – 1994 |
2ª Geração | 1994 – 2005 |
3ª Geração | 2005 – 2012 |
4ª Geração | 2012 – 2016 |
5ª Geração | 2016 – 2021 |
6ª Geração (Nova Geração) | 2021 – 2023 |