Rodovias da região de Sorocaba irão receber 18 novos pedágios

Mais rodovias privatizadas na região de Sorocaba

A concessão de aproximadamente 460 quilômetros de rodovias na região de Sorocaba, sob o governo de Tarcísio Freitas, resultará na instalação de 18 novos pedágios. Com isso, a Rota Sorocabana passará a contar com um total de 23 pontos de cobrança.

As rodovias a serem concedidas incluem trechos administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como a SP-79, popularmente conhecida como estrada de Juquiá.

Estradas da região de Sorocaba terá 18 novos pedágios
Em breve, região de Sorocaba terá mais 18 novos pedágios em suas rodovias

Esse trecho conecta Sorocaba à rodovia Régis Bittencourt (BR-116), passando por uma extensa área de Mata Atlântica na Serra do Mar. O leilão para a concessão está marcado para o dia 30 de outubro.

Melhorias Previstas no Trecho de Serra

O projeto de concessão prevê melhorias significativas na SP-79, particularmente na área de serra, conhecida por suas curvas acentuadas e tráfego restrito para veículos de carga articulados.

Entre as intervenções, estão previstas a construção de faixas adicionais na subida, acostamentos, rampas de escape, e melhorias na sinalização. As obras abrangerão o trecho entre Salto e Juquiá.

Construção do Contorno Rodoviário em Juquiá

Além das melhorias nas estradas, o projeto inclui a construção de um contorno na SP-79 em Juquiá, facilitando o acesso à BR-116.

Esse contorno funcionará de maneira similar a um anel viário, mas sem circundar completamente a área urbana.

Licenciamento Ambiental e Segurança na Serra do Mar

Devido ao fato de a rodovia atravessar a Mata Atlântica, um bioma protegido por lei federal e reconhecido como Reserva da Biosfera pela Unesco, as intervenções estarão sujeitas a um rigoroso licenciamento ambiental.

O governo estadual tem como objetivo principal tornar o trecho da Serra do Mar, entre Tapiraí e Juquiá, mais seguro para os usuários.

Valores dos novos pedágios na região de Sorocaba

Os valores dos pedágios nas rodovias concedidas variarão entre R$ 0,86 e R$ 12,20, dependendo do trecho, com cobranças nos dois sentidos. A cobrança começará a partir do segundo ano de concessão.

O edital também inclui uma requalificação tarifária, permitindo aumentos de até 61% dependendo das obras concluídas, como duplicação de pistas. Usuários frequentes terão direito a descontos que podem chegar a 20% na tarifa.

Onde será os novos pedágios na região de Sorocaba

Os novos pedágios serão instalados em vários pontos estratégicos na região, como nas rodovias Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), e Santos Dumont (SP-79), confira abaixo:

Castello Branco (SP-280) – km 59,9 – São Roque
• Castello Branco – (SP-280) Km 74,9 – Itu*
• Castelinho (SP-075) – km 12,5 – Sorocaba*
• Celso Charuri (SP 091) – km 4,1 – Sorocaba
• Castelinho (SP 075) – km 3,2 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP-270) – km 39 – Vargem Grande Paulista
• Raposo Tavares (SP-270) – km 47,6 – São Roque*
• Raposo Tavares (SP 270) – km 58,1 – São Roque
• Raposo Tavares – (SP 270) km 72,3 – Alumínio*
• Raposo Tavares (SP-270) – km 86 – Sorocaba
• Raposo Tavares – (SP 270) -km 95,1 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP 270) – km 101,3 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP 270) – km 111,8 – Araçoiaba da Serra*
• Santos Dumont (SP-79) – km 107,9 – Piedade
• Santos Dumont (SP-79) – km 138,2 – Tapiraí
• Santos Dumont (SP-79) – km 183,2 – Juquiá
• João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6 – Salto de Pirapora
• Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6 – Pilar do Sul
• Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8 – Capão Bonito
• Nestor Fogaça – km 122,9 (SP-250) – Pilar do Sul
• Bunjiro Nakao km 91,5 (SP-250) – Piedade
• Bunjiro Nakao – km 56,1 (SP-250) – Ibiúna
• Lívio Tagliassachi (SPA 053) – km 5,8 – São Roque
* Pedágios já existentes

Investimentos nas Cidades Atingidas

O projeto prevê um investimento de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, com melhorias viárias como duplicações, faixas adicionais e novas marginais em 17 cidades da região. Entre as cidades impactadas estão Sorocaba, São Roque, Itu, Tapiraí, e Votorantim.

Critérios de Seleção e Obras Complementares

O vencedor da concessão será definido pela maior outorga paga ao Estado. Algumas das obras incluem a duplicação da rodovia Bunjiro Nakao e a extensão da duplicação da rodovia João Leme dos Santos em Salto de Pirapora. Além disso, estão previstas faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares e na SP-079 entre Itapetininga e São Miguel Arcanjo.