Na última segunda-feira (16/10/23), teve início no Rio Grande do Sul, a instalação de pedágio com sistema freeflow, com funcionamento por câmeras, e será operado por tags ou pagamentos pelo site. Esse sistema já havia sido anunciado em agosto pelo então governador Eduardo Leite (RS).
Pedágio com câmeras no Rio Grande do Sul
Já está sendo instalado o segundo de seis pontos de pedágio com câmeras no Caminho das Serra Gaúcha (CSG), localizado no km 151,9 da ERS-122, no município de São Sebastião do Caí (RS). Ainda na Serra Gaúcha, será instalado o terceiro pedágio com câmera, situado no km6,5 da ERS-466, esse está previsto até o fim do mês.
O sistema é uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o consórcio Caminho da Serra Gaúcha e visa diminuir as praças de pedágios tradicionais, eliminar congestionamentos, oferecer mais agilidade no trânsito e dar mais comodidade para motoristas.
O Contran já aprovou o pedágio com funcionamento por câmeras, e segue em testes desde o início de 2023, oferecendo viagem sem necessidade de parada ou redução de velocidade em praças de pedágio.
Como será feito a cobrança por pedágio com câmeras?
Será instalada uma tag no parabrisa (semelhante a tag sem parar), o sistema free flow faz a leitura, a cobrança pode ser acompanhada por um aplicativo, e o pagamento poderá ser realizado por diversas maneiras.
O sistema Free Flow tem uma série de benefícios, especialmente que o veículo possui a Tag. A empresa ConectCar, alega inúmeras vantagens ao solicitar a tag, exemplos:
- Os motoristas irão evitar multas em pórticos sem cancelas;
- Motoristas podem adquirir descontos exclusivos que variam entre 20% e 80%, caso mantenham pagamentos em dia com o sistema Free Flow;
- Pagamentos poderão sem realizados diretamente pelo aplicativo do sistema Free Flow, gerando mais praticidade e agilidade aos usuários.
O Diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer, relata que o sistema permite aos veículos de passeio, o acesso a benefícios a partir de 5%. Além disso, partir do segundo mês de acesso, e empresa oferece descontos progressivos, o que ajuda a diminuir os custos com passagens ao pedágio.
Pedágio Free Flow: Saiba tudo o que você precisa saber (Como funciona, como pagar, como não levar multa).
Seja o primeiro a saber das nossas últimas notícias!
Siga-nos no @GoogleNotícias.