Novo Citroën C3 Aircross 2024 terá versão de 7 lugares
A Citroën está atualmente em processo de desenvolvimento do segundo veículo que se enquadra na sua nova abordagem estratégica, denominada C-Cubed. Este novo lançamento é o Citroën C3 Aircross 2024, um SUV compacto que se diferencia dos seus concorrentes ao oferecer uma variante de 7 lugares.
Este veículo foi recentemente revelado quase simultaneamente na Índia e no Brasil, dois países que desempenharam um papel fundamental em sua concepção. A produção está confirmada para este ano na cidade de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, com previsão de lançamento durante o segundo semestre. As primeiras imagens e informações sobre o carro já foram divulgadas ao público.
Design
Ao invés de seguir a rota de uma identidade de design uniforme para ambos os modelos, o Citroën C3 Aircross 2024 optou por uma estética distinta em comparação ao C3 hatchback, embora ainda seja facilmente reconhecível. A mudança mais evidente reside na sua grade frontal, que antes era subdividida por uma barra preta, criando a ilusão de ser uma única peça.
No SUV, a grade está pintada na mesma cor da carroceria, tornando nítida a sua divisão. As entradas de ar foram ampliadas e nas suas extremidades estão localizadas as luzes de neblina. A grade superior, além de maior, incorpora uma moldura de plástico próxima aos faróis, em contraste com a carroceria metálica. Isso cria uma sensação de continuidade até os faróis.
O conjunto de iluminação dianteira é idêntico ao visto no hatchback, com uma faixa de LED para a luz diurna, alinhada com a barra cromada que se estende desde o emblema da marca no centro. Logo abaixo, estão os faróis principais, mantendo o mesmo formato.
A parte frontal do veículo se destaca pela sua carroceria mais pronunciada nas caixas de roda, conferindo ao C3 Aircross uma aparência musculosa e robusta. Fontes na Índia indicam que as versões mais caras virão equipadas com rodas de 17 polegadas.
A parte traseira do veículo também apresenta um design diferenciado, com lanternas em formato de “C” interligadas por uma barra preta que se estende até a altura do logotipo da Citroën. A placa de registro foi reposicionada para se encontrar no para-choque, permitindo que a tampa do porta-malas seja maior e apresente uma parte inferior totalmente plana.
Interior
No que diz respeito ao interior, a parte dianteira do veículo é praticamente idêntica à do C3 hatchback, mantendo o mesmo estilo e acabamento. Até mesmo a central multimídia de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, foi preservada. As versões mais luxuosas apresentam um painel de instrumentos com uma tela TFT de 7 polegadas.
A distinção se torna evidente a partir da segunda fileira de assentos, onde se encontra a saída de ar-condicionado no teto, juntamente com um controle de intensidade. Os bancos traseiros são divisíveis na proporção de 60:40, facilitando o acesso à terceira fileira, que acomoda dois passageiros adicionais.
Como é comum em veículos de 7 lugares, os bancos extras são mais estreitos e elevados, sendo mais adequados para crianças. Para adultos, a viagem pode ser desconfortável se for prolongada.
Porta Malas
A Citroën planeja oferecer o C3 Aircross 2024 em versões de 5 e 7 lugares. A primeira opção proporciona um porta-malas com capacidade de 482 litros e “um dos melhores espaços internos” para os ocupantes dos bancos traseiros. A variante de 7 lugares oferece espaço para até 511 litros de bagagem quando a terceira fileira de bancos é rebatida.
Dimensões
Embora ainda haja algum tempo antes do lançamento oficial, a montadora francesa não divulgou muitos detalhes técnicos sobre o Citroën C3 Aircross 2024. Sabemos que o veículo mede 4,32 metros de comprimento, o que representa um aumento de 34 centímetros em relação ao C3, que possui 3,98 metros de comprimento, e tem uma largura de 1,80 metros.
O entre-eixos do C3 Aircross mede 2,67 metros, um acréscimo de 13 centímetros em relação ao hatchback, permitindo um espaço interno suficiente para acomodar a terceira fileira de bancos. Outro dado fornecido pela montadora é o vão livre de 200 milímetros, que lida com diferentes tipos de terreno com eficiência.
É inevitável fazer uma comparação entre o C3 Aircross e o Chevrolet Spin, uma minivan que é a opção mais acessível do mercado brasileiro com 7 lugares. O veículo da GM tem 4,36 metros de comprimento e 2,62 metros de entre-eixos, sendo 4 centímetros mais comprido que o modelo da Citroën, mas com um entre-eixos 5 centímetros menor.
Motor
Os detalhes sobre os motores disponíveis ainda não foram revelados pela Citroën, mas a montadora adianta que o C3 Aircross produzido no Brasil terá duas opções de motorização. Na Índia, fontes indicam que estará disponível com um motor 1.2 turbo de 110 cavalos, também utilizado no C3 hatchback local.
No mercado brasileiro, as principais especulações apontam para a presença de um motor 1.6 aspirado com 120 cavalos, disponível com uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática de 6 velocidades nas versões de entrada.
Nas configurações mais sofisticadas, é esperado que o veículo seja equipado com o motor 1.0 turbo da Fiat, com 130 cavalos, em conjunto com uma transmissão CVT.
Preço
Oficialmente, a Citroën anunciou que o C3 Aircross 2024 estará disponível para compra na Índia e na América do Sul ainda em 2023, com previsão de chegada no final do ano. Com base nos preços praticados para os modelos C3 e C4 Cactus, é possível que o SUV tenha um preço inicial em torno de R$ 100 mil, chegando a até R$ 130 mil nas versões mais completas.