13 Modos de dirigir que fazem aumentar o gasto de combustível

Muitos dos motoristas, prezam pelo consumo de combustível do seu carro, afinal o valor do combustível está cada dia mais caro. Aliás, o que muitos pensam, é que o modelo do veículo já resolve o problema de consumo, porém, a pessoa que pensa dessa forma, está parcialmente errada. O motorista com hábitos errados ao dirigir, é o principal fator por contribuir com o consumo de combustível do veículo.

Modos de dirigir que fazem aumentar o gasto de combustível
Imagem: Pexels

Pé pesado no acelerador

O principal fator que aumenta o consumo do carro é sem dúvida andar sempre acelerando bruscamente. Arrancadas pisando fundo no acelerador, ou retomadas que fazem o giro do motor passar dos 3 mil giros aumentam drasticamente o consumo de combustível. Para evitar esse gasto, dirija de forma tranqüila, evite pisadas fortes no acelerador, e use o cambio em seu favor, evitando deixar a giro do motor subir lá em cima, faça trocas de marcha suaves.

Andar com ar condicionado no máximo

Nos dias de calor intenso, é muito agradável deixar o ar condicionado do veículo ligado no máximo. Porém, sem dúvidas, isso também contribui para o aumento no consumo de combustível. Procure aproveitar todas as saídas de ar do painel, para distribuir melhor o ar condicionado. Outra dica importante é, estacionar em lugares com sombra, para quando entrar no carro, não precisar ligar o ar condicionado no máximo.

Leia também: 9 Dicas de cuidados com o ar condicionado do carro

Pneus com calibragem baixa

Andar com pneus descalibrados, além de aumentar o consumo de combustível, também contribui para o desgaste dos mesmos, além de forçar o sistema de direção e suspensão do veículo, o que compromete e diminui a vida útil do conjunto.

Verifique a pressão dos pneus pelo menos a cada 30 dias, um pneu em bom estado pode perder em média 0,15 bar de pressão. Porém, a verificação da calibragem do pneu, precisa ser feita com pneus frios. Um ponto importante, cada carro possui uma calibragem diferente, portanto, respeite as especificações contidas no manual do seu veículo.

Leia também: 10 Dicas para aumentar a durabilidade do pneu do seu carro

Transportar excesso de peso

Todo veículo tem seu limite de carga especificado no manual do proprietário. Ultrapassar esse limite, com certeza vai fazer o consumo de combustível aumentar. Evite levar coisas desnecessárias, como por exemplo: Ao viajar, não transporte coisas que você pode comprar em seu destino final, como compras de mercado. Muitas vezes pensamos que iremos economizar alguns trocados com a compra que adquirimos em nossa cidade, porém em uma viagem longa, acabamos gastando mais dinheiro no consumo de combustível por transportar peso extra no porta malas.

Parar em rampa com marcha engatada

Muitas pessoas possuem o hábito de parar em uma esquina ou semáforo de subida, e aguardar o trânsito se mover “queimando embreagem”. Essa prática acaba necessitando a aceleração do veículo para mantê-lo parado. Evite esse costume errado, pois além de aumentar o consumo do combustível, também acaba contribuindo para o desgaste prematuro do sistema de embreagem. Ao parar o veículo em uma rampa, use o freio e deixe o carro em ponto morto, engate a marcha somente quando for arrancar com o carro.

Abastecer com combustível ruim ou adulterado

Escolher o posto de combustível mais barato, pode ser uma decisão errada para muito motoristas. Você pode imaginar que estará fazendo economia, porém corre o risco de estar abastecendo com combustível adulterado. Além de aumentar o consumo, pode diminuir o rendimento do carro e danificar peças do motor, principalmente do sistema de injeção.

Em automóveis com motor flex (álcool e gasolina), é importante usar somente um combustível de cada vez, não faça misturas. Pois o sistema no módulo do veículo, necessita de um certo tempo para processar o combustível que está no tanque, e se existir a mistura, não irá fazer uma leitura precisa, tornando o consumo impreciso.

Dirigir com os vidros abertos

Viajar com os vidros abertos, e manter o ar condicionado desligado para economizar combustível, nem sempre é uma decisão sensata, principalmente se você estiver andando em alta velocidade. Manter os vidros abertos em alta velocidade, contribui para a resistência do ar aumentar, e o consumo de combustível ser maior. Em longas viagens, procure deixar os vidros fechados e o ar condicionado no modo mínimo.

Andar com carro desalinhado

Andar com o veículo desalinhado, isso é, quando o carro está puxando mais para um lado do que para outro, também aumenta o consumo de combustível, além de causar desgastes dos pneus e diminuir a vida útil dos mesmos.

Nesse caso, para manter o carro alinhado na trajetória, o motor precisa fazer mais esforço, tornando o consumo maior. Siga o prazo estipulado pelo fabricante, e mantenha seu carro alinhado para evitar gastos desnecessários.

Trajetos com muitas paradas

Ao se locomover na cidade, precisamos parar em esquinas e semáforos a quase todo momento. Evite trafegar por vias que te obriga a fazer várias paradas, procure rotas alternativas como marginais e avenidas que te oferecem caminhos com poucas paradas.

O fato de ter que fazer acelerações e arrancadas a todo instante, aumenta o consumo de combustível, além do desgaste prematuro dos freios e sistema de câmbio e embreagem.

Ponto morto ou “banguela” consome combustível

Trafegar em descidas com a marcha em ponto morto ou a conhecida “banguela”, é uma grande ilusão dos motoristas que defendem essa teoria.

Um veículo em ponto morto consome uma pequena quantidade de combustível para se manter em funcionamento, além de comprometer a sua segurança e sobrecarregar o sistema de frenagem com super aquecimento.

Em descidas, deixe o carro engrenado, isso diminui a queima de combustível, pois o motor aproveita mais o ar da mistura ar/combustível para manter o motor em funcionamento. Além de preservar o sistema de freios e proporcionar mais segurança aos integrantes do veículo.

Bagageiro de teto em viagens longas

Transportar objetos com grande volume, como baús ou bagageiros em racks de teto, pode aumentar a resistência do ar em altas velocidades. É claro que, carregar bicicletas ou pranchas de surf, não irá fazer tanta diferença, porém cargas volumosas que ocupam um grande espaço, com certeza irão contribuir para aumentar o consumo de combustível.

Procure acomodar esse tipo de carga, no compartimento de porta malas do veículo, assim evitará aumentar o consumo de combustível do carro, além de economizar uns trocos a mais no bolso.

Deixar de manter a distância do veículo da frente

Ao trafegar muito próximo da traseira de outro veículo, você necessita fazer mais freadas e acelerações para se manter próximo a ele. Com esse excesso de acelera e desacelera, o carro acaba consumindo mais combustível. Para evitar esse consumo, mantenha uma distância maior do veículo a sua frente. Além de economizar combustível (e dinheiro), você mantém a segurança, evitando o risco de causar acidentes.

Não fazer revisão periódica do carro

Todo carro precisa de manutenção preventiva para corrigir problemas que poderão te deixar parado na rua. Um veículo com a revisão em dia irá manter todas as peças do motor em perfeito funcionamento, fazendo com que a queima de combustível trabalhe de forma correta e evitando consumo excessivo de combustível.

Seguindo todas essas dicas, você perceberá que a economia em dinheiro valerá a pena.

Aproveite e leia sobre os 7 Sinais que Indicam a Hora de Trocar de Carro

Conheça alguém que tem algum desses hábitos? Então compartilhe com essa pessoa.

Comentários
Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.