Como ler o pneu do meu carro?

Com certeza, um dos itens mais importantes no carro é o pneu, porém muitos motoristas ainda tem  dúvidas quanto ao modelo ideal e forma correta de utilizar. Saber fazer a leitura correta do pneu é muito importante para a sua segurança, principalmente quando dirigir em estradas.
Entenda agora, como ler o pneu do seu carro de forma correta. 

Qual pneu escolher para o seu carro 

Para manter a segurança ao dirigir, todo carro precisa de pneus em bom estado e claro, tão importante quanto isto, é saber o modelo correto tecnicamente, assim como mostra as informações gravadas na lateral do pneu.

No entanto, quando chega a hora de substituição de pneus, muitas pessoas ignoram esse detalhe tão importante para a segurança e o desempenho do veículo.

Essa forma de agir pode comprometer a capacidade do veículo, como interferer no desempenho e tornando um ponto de fragilidade na segurança em viagens.

Saber conhecer os códigos descritos na lateral do seu pneu, com certeza vai te fazer escolher o pneu ideal na hora da compra, e manter as caracteristicas de fábrica do veículo.

Qual pneu é o correto para o meu carro?

Para descobrir o pneu ideal para o seu veículo, o principal a fazer é certificar o modelo recomendado, pois cada automóvel possui uma característica específica.

Não é indicado usar modelos de pneus diferentes do modelo recomendado pelo fabricante, isso pode afetar  a dinâmica de condução do carro, ou até mesmo comprometer a segurança em manobras de emergência.

Por isso a importância de utilizar pneus iguais no mesmo eixo do veículo. Os pneus traseiros podem ser diferentes dos dianteiros, porém devem respeitar as especificações exigidas pelo fabricante do veículo.

Qual medida de pneu usar?

As medidas do pneu do veículo é tão importante quanto o modelo. Ex: Um pneu com especificação 195/55 R16, o número “195” demostra a largura nominal do pneu montado na roda e inflado com pressão recomendada pelo fabricante em milímetros. O número “55” demostra a proporção entre altura e a largura. Enquanto isso o “R” indica a estrutura radial, a mais usada na indústria.

Qual a medida do aro do pneu?

Respeitar as medidas do pneu do veículo, pode garantir segurança em viagens (Foto: Divulgação/Dunlop)

Rodas

A medida dos pneus podem em medida de polegadas, de acordo com a necessidade de cada veículo. Essa informação está logo depois do “R” (indicação da estrutura do pneu). As medidas de pneus mais tradicionais no mercado nacional de automóveis são do aro 13” até 18”.

Outras especificações do pneu

O índice de carga e velocidade também são muito importantes quando for fazer a troca do pneu. O índice de carga pode ter variação de 0 a 279, e indica a carga máxima suportada pelo pneu em Kg, como mostra a tabela abaixo:

Como ler o pneu do seu carro
Como ler o pneu do seu carro da forma correta (Imagem divulgação: Dunlop)
Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.