Saiba como consultar as multas da CNH no Detran

Você precisa consultar multas na CNH de modo fácil e rápido mais não sabe como fazer? Nesse artigo iremos te ensinar o passo a passo para consultar multas em sua carteira de habilitação.

Existe duas maneiras de consultar multas na CNH, online e presencial:

como consultar multa da cnh no detran
imagem: Site Detran SP

Como consultar multas na CNH pela internet?

Esse é o modo mais fácil e rápido, siga as dicas:

  • Acesse o site do Detran do seu estado: Cada estado do Brasil possui um endereço de site:
    Para acessar o detran do seu estado, use o endereço detran.XX.gov.br, onde está o XX, basta colocar a sigla do seu estado, exemplo: se você mora no estado de São Paulo o endereço eletrônico fica detran.sp.gov.br.
  • Faça login no site usando o seu CPF. Caso não tenha conta, precisará criar um cadastro, que também é um processo muito fácil.

Assim que fizer o login, o sistema do detran irá associar os dados do seu documento e mostrará se existe multas relacionada com seu nome. Caso exista alguma multa em seu nome, o sistema mostrará informações detalhadas sobre todas as infrações, como local da multa, data e valor.

O sistema permite gerar a certidão de multas de forma gratuita, e abrange um periodo de um ano ou todas as multas registradas em todo periodo.

Como consultar multas na CNH de forma presencial?

Para descobrir multas em seu nome presencialmente, basta ir até uma unidade do Detran mais próxima. Para facilitar o atendimento, algumas unidades do Detran oferecem agendamento de horário.

Você precisará estar com seu CPF em mãos, para garantir sua segurança, tenha em mãos outros documentos com fotos, como por exemplo o RG.

Estando na unidade do Detran, você precisará solicitar a certidão de multas para receber as informações que procura.

Saiba também como funciona os pontos da CNH

Tão importante quanto verificar as multas, é entender como funcionam os pontos da CNH, e quanto isso pode prejudicar o motorista.

Os pontos na CNH, tem as seguintes regras para a suspensão:

  • 20 pontos: se houver duas ou mais infração considerada gravíssima.
  • 30 pontos: caso possua ao menos uma infração gravíssima entre pos pontos acumulado.
  • 40 pontos: se não houver nenhuma infração gravíssima no historico.

condutores com atividades remunerados como motoristas de app e taxista, se enquadram em outra regra. Nessa situação, a suspensão da CNH acontece somente ao atingir 40 pontos, independente da gravidade das infrações.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a consultar as multas na CNH, seja online ou presencial, e melhor ainda, desejo que você não possua nenhuma multa em seu nome.

Veja também: Como fazer transferência veicular pelo celular

Compartilhe:
Felipe Jr
Felipe Jr

Felipe Jr é formado em jornalismo desde 2015 e apaixonado por carros desde a sua infância. Suas duas paixões se uniram ao se tornar redator para blogs do setor automotivo.