Carro Elétrico Voador: Previsão para o primeiro vôo em 2024

Iniciada a construção do carro elétrico voador, e a previsão do primeiro vôo deverá acontecer em 2024.

O futuro está tão próximo quanto você pensa, e um carro elétrico voador já está tendo sua produção iniciada. Muitas empresas já estão correndo para construir o carro voador perfeito, uma delas é uma empresa alemã que conta com contratos bilionário já fechados.

carro-eletrico-voador-vtol
Carro voador lembra muito um avião de pequeno porte (Imagem: Divulgação/Lilium)

Carro elétrico voador já está sendo construído e chegará ao Brasil muito brevemente.

O tão aguardado carro voador elétrico traz o futuro para o nosso presente, como aqueles que nós assistiamos em filmes e desenhos. Esse modelo de carro é o eVTOL (Eletric Vertical Take-off and Landing).

A empresa responsável por esse feito é a alemã Lilium, e está liderando a corrida com esse avanço tecnológico,  pois já iniciou a montagem das primeiras fuselagens do seu novíssimo carro elétrico voador, o Lilium Jet.

O lançamento do eVTOL no mercado mundial deverá acontecer em 2025, porém é bem provável que antes disso, alguns modelos em testes já se encontrem voando pelos céus do mundo.

Uma das principais companhias aéreas do Brasil a Azul, já fechou parceria com a Lilium para operar 200 unidades do carro voador elétrico. Calcula-se que esse investimento está estimado em até 1 bilhão de dólares.

O plano da Azul é utilizar o eVTOL para aumentar sua malha aérea, interligando centros comerciais, cidades turísticas, cidades metropolitanas e até condomínios e aeroportos.

A previsão de chegada do carro voador elétrico eVTOL ao Brasil acontecerá apenas em 2025. Porém a operação comercial deverá ocorrer em um tempo maior, isso por conta de rigorosos testes a serem e realizados, além da necessidades de obter certificações necessárias das autoridades de aviação.

O que é o carro voador elétrico eVTOL?

O carro voador elétrico de termo eVTOL, que em inglês significa “Electric Vertical Take-oss and Landing”, e no português se traduz algo como “decolagem e pouso vertical elétrico”, isso significa que a tecnologia empregada no carro elétrico voados, permita que a aeronave efetue decolagem e pouso no lugar, sem necessidade de uma pista longa.

Sete fuselagens do eVTOL já estão sendo montadas para iniciar o processo de certificação junto as autoridades de aviação. A empresa parceira responsável pela fabricação das fuselagens é a Aciturri, que também disponiliza peças de fuselagem do Airbus A350m Boieg 787 e Embraer KC0390.

Ficha Técnica do carro elétrico voador, eVTOL Lilium Jet

CapacidadeSeis pessoas mais um piloto
MotorAté 36 motores elétricos para gerar impulso
Velocidade de cruzeiro250 km/h
Autonomia de vôo250 km
Nível de ruído68 decibéis a 100 metros de distância