A Uber vai sair do Brasil? E se isso acontecer?
No mês de setembro de 2023, a Uber do Brasil foi condenada pela 4ª Vara de justiça do Trabalho, a pagar R$ 1 bilhão de reais, além de registrar mais de 700 mil motoristas cadastrados no aplicativo.
Isso deixou um sinal de atenção para uma possível saída da Uber no Brasil, o que resultaria em muitos motoristas do aplicativo sem trabalho, além de seus passageiros desamparados.

Existe a possibilidade de a Uber sair do Brasil?
Hoje o Brasil possui 1,6 milhão de motoristas e entregadores de acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade (Amobitec) e o Centro de Análise e Planejamento (Cebrap). Somente a Uber, declara ter mais de 1 milhão de trabalhadores cadastrados como motoristas e entregadores, porém a Vara de São Paulo alega existir entre 500 mil e 774 mil.
Independente da quantidade de trabalhadores, caso a Uber decida sair do Brasil, esses motoristas e entregadores ficarão com suas rendas comprometidas.
A realidade é que a Uber revolucionou o sistema de transporte no Brasil, oferecendo mais uma opção para o passageiro se locomover de forma segura e confortável. Além disso criou a possibilidade para as pessoas fazerem uma renda com trabalhos de motorista e entregador, embora não tenham proteção com a CLT.
Para a maioria dos motoristas do aplicativo, caso a Uber saia do Brasil, os ganhos de outros aplicativos com o 99 e Indrive, não irão conseguir suprir a demanda e os ganhos com a Uber, nem mesmo se incluir as corridas que fazem por fora.
“A Uber é a melhor, porém as corridas “por fora” pagam mais, mas não tem toda hora”, ressalta um motorista da Uber.
Sobre a possibilidade de carteira assinada, o motorista alega que vai tirar a autonomia do trabalhador, por ter que cumprir horário, nem sempre é o que oferecerá a chance de ganhar mais dinheiro.
Os trabalhadores alegam que a vantagem em ser motorista de aplicativo, é que se tem a flexibilidade. E tudo que eles não querem é horário e meta a cumprir.
Leia também: Saiba quanto ganha um motorista do aplicativo Uber e entregador do IFood
Correios poderá ser alternativa, caso a Uber saia do Brasil?
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, alegou em fevereiro, que os Correios poderiam oferecer um serviço alternativo caso a Uber saísse do país.
Porém até o fechamento desse artigo, nada foi apresentado, isso demonstra que o Correios não tem interesse (ou condições) de criar e colocar em prática um aplicativo semelhante para suprir a possível ausência da Uber no Brasil.
Seja o primeiro a saber das nossas últimas notícias!
Siga-nos no @GoogleNotícias.